SERIES VS SAGAS - o que são?

Compartilhe
    kinslayer

SERIES VS SAGAS - o que são?

Mensagem por kinslayer em Qui 01 Jul 2010, 21:57

O pessoal anda farto da palavra série e inova trazendo novas palavras!

Vou so esclarecer o significado de uma palavra que, pelos vistos, ninguem sabe o que significa e como tal está a virar moda (errada) e ser usada como sinónimo de série (para ter mais estilo e ser diferente) desde que apareceu Twilight! E sim, refiro-me á palavra SAGA!

study
    Meus amigos/as: saga, de acordo com o dicionario pt-pt, significa "lenda escandinava; narração/canção baseada nessas lendas; história de uma familia ao longo de várias gerações; história muito longa e movimentada". Também pode significar "bruxa, feiticeira, alcoviteira", mas esta parte já não está muito relacionada com o que interessa!

scratch
    Então? Surpreendidos/as com o que acabaram de ler?
    Acham que Twilight (ou mesmo a CdN) tem alguma coisa a ver com o significado de saga?
    Twilight, só se for o facto de ser longa, porque os vampiros nao são lendas escandinavas nem a história abrange várias gerações pois as personagens são sempre as mesmas, para além de achar que não tenha muita acção (aquase que adormeço a ver os filmes, vale-me o corpaço e a carinha laroca do Jacob)...

Quero com isto dizer, que apesar das palavras (entre outras coisas) virarem moda não as usem sem saber o que realmente significam (ou quando nao se sentem bem com elas - caso das roupas)!
    Mais vale fora da moda das palavras (ou de outra coisa) e culto (ou confortavel) do que na moda e desconhecedor (ou desconfortável) - não é bem este o termo que quero usar, mas nao me lembro de outro agora e penso que percebem assim!

Já agora, série significa, dentro do contexto que interessa, "conjunto de coisas que continuam ou vêm umas após das outras; seguimento; sequencia espacial ou temporal de eventos ou coisas"; e novela significa "composição literária do género do romance mais mais curta e simples que este, em que se dá preferência á narração, ao diálogo eao resumo, evitando-se as longas descriçoes; série de episódios dramáticos transmitidos periodicamente pela rádio ou TV; enredo, ficção".

Mais semelhante ao que conhecemos de Twilight e CdN, não??

Por alguma razão a autora fala na casa da noite como serie ou novela, e não "adoptou" a palavra saga!
    Espero que a partir de agora, tenham mais cuidado com as "modas", que façam a mesma escolha que a nossa querida autora e se sintam mais cultos!

Desculpem lá o testamento e o "sermão" mas levarem as pessoas a cometerem erros para estarem mais na moda e serem diferentes é algo que me incomoda!

isto para nao falar da minha opiniao de twilight mas fiquemos por aqui, escuso de me estar sempre a repetir!

[off topic: alguem me sabe dizer como se muda o tamanho das letras?? é que gostaria de ter posto algumas palavras com tamanho mais pequeno outras maiores, mas nao achei o sitio para o fazer mesmo tendo editado a mensagem ... obrigado!]

Fã_de_sobrenatural

Re: SERIES VS SAGAS - o que são?

Mensagem por Fã_de_sobrenatural em Ter 06 Jul 2010, 19:48

eu costumo chamar saga a um conjunto de livros da mesma historia seguidos uns aos outros.
    (ex: Saga Casa da Noite, Saga Luz e escuridão e tal mas só chamo aos livros pk os filmes é outra cena)
    kinslayer

Mensagem por kinslayer em Qua 07 Jul 2010, 02:33

sim, mas pelos vistos o termo correcto é serie ou novela... acho mais correcto serie!
    dentro de serie podes chamar quadrilogia e por ai álem...

a nao ser que as series se encaixem no significado de saga... ou seja sejam historias escandinavas ou a historia de 1 familia ao longo de geraçoes, e no caso das series que mencionaste nao se verifica isso, a unica coisa que se verifica é serem longas e terem um pouco de acção ... podem ate ser consideradas sagas por isso mas nao a 100% ...

mas pronto, tu é que sabes! apenas fiz 1 escleracimento!
    kit

Mensagem por kit em Sex 09 Jul 2010, 05:42

Bom (desculpem meter-me) acho ke nao se pega por ai.. mas sim por feitiçaria.. já ke a "serie" ou "saga" baseia-se mto nisso.. e na histora de zoey. outra coisa.. nao dizendo ke está correcto, é assim ke os livros veem descritos, como saga, logo as pessoas usarem esse termo.
    mas pronto.. cada um é livre de usar o termo ke ker.. e na minha opiniao saga nem está errado pelo ke referi em cima, por se tratar de um livro de feitiços e magias e coisas do genero.

bjo bjo
    kinslayer

Mensagem por kinslayer em Sab 10 Jul 2010, 01:23

achas que deve ser chamada saga por ter algumas coisas de magia?
    achas que por ser baseada em magia (ou ter criaturas miticas/magicas) nao é 1 serie?
    Suspect

amori: agora sou eu que te digo para nao ires por ai!
    saga é o que está descrito no meu 1º post.
    para livros baseados nesse tema escolham outra palavra entao, porque saga nao é a correcta pois ja tem 1 significado e nao tem nada a ver com feitiçaria/magia nem com criaturas magicas/miticas!
    ainda te digo mais, ando a ler outra serie baseada em alquimia/feitiçaria e criaturas magicas (os segredos do imortal Nicholas Flamel) e chamam-lhe serie, nao saga!! e esta serie saiu mais ou menos quando CdN...

Além disso, a CdN nao está definida como saga, segundo a admin (penso eu), a propria autora chama serie (ou novela) á CdN...

a única "saga" que conheço é mesmo Luz e Escuridão. nao conheço (nem me lembro) mais nenhuma serie a que chamem saga.
    e mesmo assim se usarmos o teu conceito, Luz e Escuridão nao é uma saga, pelo menos nao vejo magia/feitiçaria em lado nenhum - ate ao 2º filme! tem criaturas miticas, mas nao magia! CdN ja poderá ser, mas vai contra a verdadeira definição da palavra saga!

só vejo 2 soluções para isto:
    ou inventam (ou se ja existir, apliquem-na correctamente) 1 palavra para descrever series baseadas em criaturas mitica/magicas e/ou magia ou se continua a chamar serie - que é o termo mais correcto ate agora, a meu ver!

é assim: eu quero esclarecer!
    se quiserem continuar a chamar saga a uma coisa que nao o é... é com voces!
    Shocked
    affraid
    kit

Mensagem por kit em Seg 12 Jul 2010, 18:11

Olha acabei de procurar o significado aki nos livros em minha casa.. e na internet, e encontrei defeniçoes mais claras ke esclarecem claramente porque é que saga está bem dito. ora aki vai:

saga
    de raiz germ. a que se filiam o al. sagen e o ingl. to say, 'dizer', pelo fr. saga.
    S. f.
    1. designação comum às narrativas em prosa, históricas ou lendárias, nórdicas, redigidas sobretudo na Islândia, nos sécs. XIII e XIV: "(Agripino Grieco) diverge, essencialmente, da mística e nebulosa imaginativa nórdica, da que, nas noites imensas das florestas escandinavas, nas brumas do Báltico ...., engendrou as sagas bárbaras e terríveis."
    2. Canção baseada nalguma dessas narrativas.
    3. P. ext. Canção heróica ou lendária.
    4. P. ext. História ou narrativa rica de incidentes (acho ke aki se parece mto com NOH)

outro significado para saga:

[Do lat. saga.]
    S. f.
    1. Entre os romanos, bruxa ou feiticeira.
    Fonte(s):
    Aurélio séc. XXI

PS: nao vale apena repetir o ke ja disseste.

bjo bjo
    kinslayer

Mensagem por kinslayer em Ter 13 Jul 2010, 16:07

acho que nao se aplica a 100% ás series referidas ... para mim, é aquase como estar a chamar burro a 1 cavalo ou chamar manuel ao joaquim... para alem disso nao gosto da palavra por causa do modo exaustivo como está a ser usado, agora qualquer coisa já é uma saga ... irrita-me!

e se é realmente assim como dizes, acho estranho nao terem começado a usar o termo mais cedo, afinal de contas a palavra ja existe ha muito tempo!

mas pronto, é a minha opiniao!
    acredito que ha muito boa gente a pensar que saga e serie sao sinonimos... foi por causa disso que criei o topic. agora, chamem la o que quiserem para mim é indiferente!

tou off deste topico

edit:
    * off topic: alguem me sabe dizer quais as regras (se existirem) e dimensoes para o avatar? aqui á tempos tentei meter 1 e nao consegui ... respondam por PM (ou MP).obrigada *

Conteúdo patrocinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: Ter 11 Dez 2018, 21:17